Remoção de Tatuagens a Laser
Em que consiste a Remoção de tatuagens por Cirurgia Laser?
As tatuagens costumavam ser adornos na pele, permanentes e irreversiveis. Não se sabe ao certo quando se iniciou a práctica de tatuar a pele, mas as múmias egípcias datadas de 1300 A.C. já mostravam evidências de marcas de tatuagens azuis. Tatuar é conseguido ao injectar-se pigmento colorido em pequenas inserções profundas, feitas na pele para o efeito. Independentemente de quem injecta o pigmento – um artista ou um amador, as marcas ou desenhos são relativamente permanentes. Contudo, nos anos recentes, desde inícios dos anos 90, que foram desenvolvidos equipamentos Laser concebidos para tratar selectivamente o pigmento das tatuagens, na maior parte das vezes sem deixar qualquer cicatriz no seu lugar. Isto porque na realidade a luz Laser não queima a tinta, antes a fractura em pequenas partículas que serão posteriormente removidas da pele, pelo sistema imunitário. A vantagem da nova tecnologia é que há um risco muito menor de deixar marcas. O especialista remove a tatuagem ao tratar selectivamente o pigmento das cores da tinta com um feixe de luz Laser de alta potência. Os tratamentos Laser tornaram-se o tratamento standard porque eles oferecem uma abordagem altamente efectiva, sem sangrar, de baixo risco e com efeitos secundários mínimos. O tipo de Laser usado depende das cores do pigmento. Na maior parte das vezes são requeridos tratamentos múltiplos.
Considerações:
O tratamento não é possível nas seguintes zonas: - muito perto dos olhos , à volta ou demasiado perto de zonas mucosas, como o nariz ou ouvidos .
Na LASER PLUS o tratamento é seguro em qualquer outra zona incluindo as seguintes: - Tratamento na zona genital: A aplicação de Laser para remoção de tattoos é segura nas zonas púbicas incluindo nos órgãos reprodutivos de ambos os sexos. - Tratamento nos mamilos (Aureola): A remoção de tattoos a Laser é segura e efectiva, bem como a depilação definitiva, na zona da aureola para ambos os sexos. - Tratamento em zonas da pele com crescimento de cabelo: Um dos efeitos secundários da remoção de tatuagens a Laser é a depilação/redução definitiva de pêlos. Se pretender remover-se uma tatuagem de uma área onde os pêlos são desejados, há que extrai-los, arrancando-os da zona, manualmente (cera, pinça, etc..) antes do tratamento. Os pêlos voltarão a crescer dentro de 4-6 semanas. Pós-tratamento: a pele circundante da área tratada ficará avermelhada transitoriamente por um período de 12-24 horas. A área tratada poderá apresentar sinais de exfoliação. Aconselha-se a aplicação de um creme calmante, que promova a regeneração e reduza a sensibilidade (ex. Aloé). É desaconselhada a aplicação de cosméticos ou molhar a zona nas 24 horas seguintes à sessão Laser para remoção de tatuagens .